May 1, 2006

Espertos, nem tanto...

Photo by Nat Colas
(Lei de Gerson...) - Eu sempre tenho discussões filosóficas com a Crica que diferem nos assuntos, desde sobre os 'bem humorados' fans do Humberto Gessinger até Hereditariedadde Jurídica (isso às 7 da manhã de Domingo em meio à uma corrida de F1).
Mas teve uma que me deixou pensativo, que foi a respeito do brasileiro ser mais esperto que os outros povos.
Então eu cheguei à seguinte conclusão com ela. Eu discordo em número, grau e gênero nisso.
Realmente o brasileiro se acha mais esperto que todo mundo, que ele faz isso, faz aquilo, e acontece, né?. Ele é? Então vamos lá.

Eles são mais espertos que a população de 1. Mundo, então será que é por isso que a gente paga mais imposto que o resto do povo do 1. Mundo? Seria uma carga tributária maior porque usamos mais o cerebro?

Somos mais espertos porque pagamos INSS e temos que recorrer à planos de saúde caso tenhamos problemas e necessitamos de hospitais e médicos?

Somos mais espertos e por isso temos tanta gente pobre sem condições de vida que não tem o que comer nem aonde morar, com mínimas condições de vida mas mesmo assim, TEMOS UM ASTRONAUTA QUE FOI AO ESPAÇO, plantar feijões? O Joãozinho ficou com inveja nessa.

Somos tão espertos que o Presidente se faz de besta, sua equipe rouba e corrompe todo mundo ao redor e ainda estamos a ponto de colocá-lo de volta no poder?

Somos tão espertos que reclamamos que os EUA confundem a capital do Brasil com Buenos Aires mas muita gente no Brasil ainda acha que a Jamaica fica na África e muitos sequer sabem quais são as capitais dos estados do Norte e Nordeste.

Somos tão espertos que nosso maior orgulho da nação em relação ao país é que somos PENTA. Enquanto os 'bobos' dos jogadores ganham milhões, os espertos gastam seu salário em camisas da seleção e no dia seguinte ao final da Copa estão de volta em suas míseras vidas sem perspectiva de vida. Não temos o que comer nem aonde viver, mas somos penta.

Somos tão espertos que trabalhamos 5 anos para pagar um carro popular no nível de um Gol ou Corsa e se achamos os poderosos por termos tais carros e isto ainda nos dá o poder de desrespeitarmos os pedetres e às leis de trânsito e todos e tudo àquilo que está ao nosso redor, porque somos motoristas com carros potentes.

Somos tão espertos que conseguimos trabalhar por 5, mesmo ganhando meio, mas somos espertos, afinal, FAZEMOS DE TUDO, Somos os especialistas genéricos, mesmo que trabalhando por 5, tiremos o emprego de 4 pobres coitados.

Somos tào espertos que até solidários nós somos. Afinal de contas, quantas vezes você viu o povo junto na Paulista para acabar coma fome, lutar pelos direitos, cobrar do Governo que faça alguma coisa pela população carente ou utilize nosso dinheiro, arrecadado por meio dos impostos, de forma melhor?

Somos tão espertos que agora somos auto-suficientes mas a gasolina vai continuar com o preço na estratosfera, afinal, temos que ter preço para competir internacionalemente, mesmo pensando que poderíamos ter uma produção para consumo interno e outra para exportação, mas nem, somos muito espertos, a gente que se vire.

Somos tão espertos que mesmo com o preço alto da gasolina, nào podemos usar transporte público, afinal, fomos espertos trabalhando 5 anos para comprar um Gol/Corsa e agora temos que usá-lo, ué e dane-se o transporte público e quem o utiliza.

Somos tão espertos que somos a 9. economia do mundo em riqueza e mais da metade da população pertence a classe C e mais um tanto abaixo da linha da pobreza, ou seja, como os pobres condenados de Darfur, Rwanda, países sem o mínimo desenvolvimento.

Somos tão espertos que pagamos fortunas em pedágios e não temos a capacidade de fazer um boicote para parar com esse abuso. Mas nem pensar, e deixar de descer à praia, pro Boqueirão com meu Gol/Corsa que levei 5 anos para comprar e comer meu frango com farofa? Não, nem,somos muito espertos para nos dar 'rebaixar' à isso.

Somos tão espertos que para que ter casa própria, isso é sonho de consumo de pessoas 'burras'. Nós somos espertos. Em vez de estudarmos e procurarmos crescer e entender melhor o que acontece ao nosso redor, vemos a novela do plim plim, ela sim é útil, afinal ela nos mostra como sermos mais espertos. ;)

Como eu coloquei no eu perfil do Orkut. Somos profundos em assuntos superficiais e superficiais em assuntos profundos. (frase de Oswaldo Montenegro)

Assim como somos ego-altruístas. Pensamos em si mesmo para o bem dos outros. (essa é minha)

Pois é, eu vou ficando por aqui, na minha burrice, que é o que me restou, uma vez que não nasci 'eschhperto' como eles.