Jan 15, 2008

1. Bundinha em HDTV

O Superpop da Luciana Gimenez, ontem, foi realmente sensacional. O 1o ao vivo de 2008, como frisou a apresentadora, e em High Definition, como nao poderíamos esquecer, levou a piauiense Joilma Kalliandra para seu momento de estrelato.

OK, mas você nao conhece Joilma Kalliandra, certo? Eu também nao conhecia - até a noite de ontem. E graças ao meu vício de zappear tudo, sem assistir a nada, tive o privilégio de constatar que estava diante de uma estrela. Dessas que rendem assunto, como Katilce, que ganhou um beijo tórrido do Bono Vox, ou de Rosenery Fogueteira, que ajudou o chileno Rojas a melar um jogo nas eliminatórias da Copa, em 90.

Joilma é uma dessas milhares de pessoas que pensam que podem ficar milionárias e famosas com o Big Brother Brasil. Fez de tudo para participar da 8a ediçao do programa. Pintou o cabelo, de loiro, é claro, aplicou mega-hair, fez uma tatuagem na virilha, gastou R$ 10 mil em roupas e acessórios, torrando até o dinheiro que seria usado em sua formatura, perdeu o namorado e, ainda por cima, fez uma campanha publicitária de si mesma, com o apoio da TV Norte. Ótimo. A moça, além de determinada, é também criativa.

Mas Joilma, coitada, nao conseguiu entrar no programa. E disse, indignada, nao saber o motivo. Mas como a sorte estava ao seu lado, a moça do Piauí acabou sendo tema de todo o Superpop de ontem. Ao vivo. Em horário nobre. E High Definition, claro! Para ser ter uma idéia, o programa de ontem contou ainda com a presença da ex-BBB Siri, atuando com uma espécie de consultora para assuntos de reality show, devido a seu amplo conhecimento na área.

No 1o bloco Siri e Gimenez travaram um diálogo surreal onde fluência nas palavras era algo que nao tinha a menor importância. Cheguei a ter aquela famosa 'Sindrome de Vergonha Alheia', sabem? Envergonhado com o que via, queria mudar de canal, mas precisava saber aonde aquilo iria chegar. E determinado como Joilma, persisti, bloco a bloco, até a metade do programa.

E foi aí que presenciei um momento inesquecível para as transmissoes televisivas. Algo comparado a chegada do homem a Lua. Gimenez, ao ver imagens da pobre Joilma, de biquini, fazendo sua campanha pelas ruas de Teresina, exclamou com seu entusiamo peculiar - "Joilma, olha lá a sua bundinha. É a 1a bundinha em HDTV na televisao brasileira!".

Meu Deus! E pensar que eu nao tinha um conversor de HDTV na minha casa naquele momento. Perdi, depois de ver Marcelo Resende no YouTube, tirando caquinha do nariz, a chance de ver "a bundinha da Joilma em HDTV". E mais - a 1a do Brasil-il-il-il! Desliguei a TV e fui dormir pensando nisso tudo.

Sei que a TV é feita para entreter, divertir, passar o tempo. Quem quer educaçao e conteúdo, compra um bom livro, nao é mesmo? Mas acho que as coisas estao passando dos limites. Joilma reflete o que pensa grande parte da populaçao brasileira, afoita por fama e dinheiro fácil. E isso dá audiência. A RedeTV é apenas uma mostra de como nossas emissoras lidam com a falta de criatividade, bom senso e iniciativa.

O rei está nu, sim. Como Joilma, que deverá aparecer em breve, em alguma revista masculina, mostrando sua tatuagem na virilha, feita exclusivamente para o BBB.

Texto de Luiz Marcelo no Blue Bus